O Treze Futebol Clube de fato respira novos ares! Após ser campeão paraibano com o time profissional no ano de 2023, agora é o Trezinho que vem fazendo bonito no campeonato paraibano sub 20, trazendo esperança para o torcedor mais atento que entende a importância da categoria de base para oxigenar a eficiente gestão atual do clube, que inclusive parece influenciar até para a bola entrar no gol.
Em ano promissor do Galo, a estreia do sub 20 foi desafiadora e cercada de expectativas. Jogando fora de casa, mas com presença da torcida alvinegra e a imprensa, o time acabou derrotado para a Queimadense pelo placar de 3×1 e foi o suficiente para o treinador ítalo Nascimento colocar o Treze nos trilhos.
já na segunda rodada, jogando no seu estádio Presidente Vargas em Campina Grande, se reergueu e aplicou uma goleada de 5×1 no Sport da cidade de Lagoa Seca, fazendo o torcedor reavaliar a estreia e depositar esperança na garotada que está comprometida com o projeto. E, já que o raio não cai no mesmo lugar duas vezes, desconstruindo qualquer narrativa de sorte, repetiu o mesmo placar na rodada seguinte e dessa vez, como visitante contra a Picuiense 1×5 Treze (rodada 3).
em seguida, recebeu na quarta rodada da competição a Desportiva Guarabira em Campina Grande e o que já era bom melhorou, nova goleada com ainda mais gols: Treze 6×1, numa bela manhã dominical revelando com a clareza solar os bons atletas que compõem o elenco sub 20 nesta temporada. Porém em todos os jogos a defesa havia sido vazada, nada que comprometesse, mas incomodava!
Embalado por três goleadas seguidas, o Treze voltou a jogar às 20 horas, desta quinta dia 06 de julho, no Amigão, pela quinta rodada do certame podendo até se classificar com duas rodadas de antecedência e não deu outra, vaga nas oitavas garantida após massacrar o lanterna Grêmio Serrano com uma sonora goleada de 10×0. Anotando o maior placar da competição e enfim, não sofrendo nenhum gol.
Ao portal de notícias Treze Magazine, o repórter Onivaldo Elias (Bob Esponja), que a mais de 20 anos acompanha o futebol paraibano e em especial o Galo da Borborema, confidenciou que essa “safra” de jogadores da base é bastante promissora. Ele reconhece ser necessário transcorrer um lapso temporal razoável para poder avaliar qualquer projeto de base, todavia, com uma competição já em andamento alguns atletas começaram a se destacar.
O cronista esportivo Bob, da WG notícias, ainda destacou para a Revista Treze Magazine que o Saymon, lateral esquerdo; Gabriel Feitosa, volante; Everton Boquinha, meia; Marquinhos e Wesley Kauã ambos atacantes. Já demonstram qualidade e assim passam a serem monitorados mais de perto pela torcida, imprensa e analistas de desempenho do clube para 2024.
O próximo compromisso do Trezinho, será como visitante domingo (9), no clássico dos maiorais contra o rival campinense clube, que ocupa a 4ª colocação enquanto o Galo é o vice-líder do grupo Agreste/Brejo do Campeonato Paraibano Sub 20 de 2023.
Da Redação.