VAI COMEÇAR! E a edição 2026 promete ser a mais acirrada dos últimos tempos! O campeonato paraibano de futebol tem início neste sábado, dia 17, com previsão de 13 datas até a grande final. Na primeira fase, todos os times se enfrentam, serão nove partidas em jogos apenas de ida, os quatro melhores avançam para as semifinais e finais com jogos de ida e volta.
No certame: Treze FC, Campinense, Botafogo, Serra Branca, Sousa, Nacional, Esporte, Atlético, Pombal e Confiança.

Dez times compõem a elite estadual, sendo que apenas três deles ainda não levantaram a taça de campeão, a saber: o Esporte de Patos, maior campeão da 2ª divisão estadual com 4 títulos; o Serra Branca-SAF, fundado em 2022, sediado em Campina Grande, que dispõe da melhor infraestrutura; e o emergente time do Pombal.
Partindo dessa premissa, o Paraibano é alçado ao posto do campeonato estadual mais disputado da região nordeste, diferente dos demais Estados nordestinos, em que o título fica normalmente entre duas, no máximo, três equipes. Conforme entendimento do experiente treinador do Treze, Roberto Fernandes.

É bem verdade que nem todos os 7 campeões paraibanos presentes na 1ª divisão de 2026 vivem um bom momento, a exemplo do Confiança da cidade de Sapé, campeão em 1997, e o Atlético de Cajazeiras, campeão em 2002, ambos recém-chegados da série B estadual, destino do Auto Esporte (6x campeão 1ª divisão), maior vencedor após o trio de ferro.
A elite de 2026 está distribuída em dois times da região litorânea, três times do agreste com jogos realizados em Campina Grande e cinco times do sertão, sendo a região com maior representatividade do Estado.
Dos nove jogos da primeira fase, o Galo da Borborema fará cinco como mandante no estádio o Amigão e quatro como visitante, já a partir da estreia, dia 18 de janeiro contra o Serra Branca, também no Amigão, e continua como visitante na 2ª rodada viajando até Pombal, na 4ª rodada vai até a cidade de Sousa e na 7ª rodada para a capital.
O Treze Futebol Clube acumula 17 taças de campeão paraibano, sendo sua última conquista em 2023, no estádio o Marizão, na cidade de Sousa. Nos anos de 2024 e 2025, quase chegou à final e neste ano de 2026 naturalmente desponta como um dos favoritos ao título, pela tradição da pesada camisa alvinegra, detentora da maior torcida da Paraíba.

Da redação.
>> GRUPO TREZE MAGAZINE
Jornalista responsável DRT 0004366/PB, Membro n. 778 da ACEPB (Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba). Contato: (83) 9.8845.7700




