O ano de 2023 marcou a retomada do Treze de forma competitiva nos campeonatos de base do Estado, o clube que vive um momento de reestruturação com a atual diretoria, decidindo também investir na formação de atletas em casa, só demonstra a seriedade com o planejamento de curto, médio e longo prazo do alvinegro e o Grupo Treze Magazine acredita nesta ideia, promovendo atletas, comissões e o clube nas mídias.
Treze Academy é a escolinha oficial do Treze Futebol Clube, sediada em Campina Grande-PB. Para meninos e meninas de 4 a 15 anos de idade, as aulas ocorrem todas as segundas e quartas a partir das 17 horas na Arena 70 e segundo o treinador David Costa que compõe a comissão técnica de formação, o projeto conta hoje com mais de 80 crianças e várias já foram promovidas da Academy para a Base do Galo, mostrando a seriedade da iniciação correta no esporte através do Treze.
Campeonato Paraibano Sub-15: a edição deste ano foi um marco no atual processo de retomada dos planos de investimentos na base do Treze. Mesmo ainda de forma incipiente, o projeto já teve frutos a comemorar. Não bastasse, o time ter chegado na final e com a melhor campanha dentre todos os times da competição, o que lhe deu o direito de disputar o título em casa e mesmo a taça não ficando em Campina, ficou provado que o trabalho começou bem feito com o competente treinador David Costa, inclusive, já negociando o volante Aírton com o Botafogo-RJ, permanecendo vinculado ao Galo que terá participações futuras. Além de revelar outros bons talentos.
Campeonato Paraibano Sub-17: Neste ano, foram três divisões formadas para as disputas do Campeonato Paraibano e delas, a que teve menor desempenho chegou até as oitavas de final, comprovando a tradição de competitividade do Treze. Os comandados do técnico Marcel Ícaro foram eliminados para os patoenses após uma sequência de duelos e muita confusão.
Campeonato Paraibano sub-20: a categoria pré-profissional foi extremamente disputada nesta temporada, times reforçados e com muitos investimentos lutando pelo título estadual e pelas vagas em competições badaladas nacionalmente, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Copa do Brasil, além da importante competição regional da categoria, a Copa do Nordeste. O que certamente eleva os interesses por proporcionar visibilidade aos atletas e possibilitar situações favoráveis no mercado da bola. O time treinado por ítalo Nascimento fez uma boa campanha, venceu clássico dos maiorais e chegou até as quartas de final. Deste elenco, o jogador Marquinhos foi emprestado ao ABC-RN e outros comporão o elenco do Treze na próxima temporada.
O Comitê Técnico Gestor do Futebol Profissional do Treze, presidido também pelo Sr. Arthur Bolinha (presidente do clube) já se pronunciou no sentido de promover 5 (cinco) atletas oriundos da categoria de base sub-20, para o elenco profissional do Treze Futebol Clube na temporada 2024, o que além de gerar economia na folha, reflete a qualidade dos garotos ao nível de disputar Campeonato Paraibano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileirão pelo Galo.
Da Redação.