Retrospectiva 2023 do Treze Fc

Chegamos ao final do ano e naturalmente nos deparamos com momentos de reflexão, nos prendemos nas reminiscências viajando por tudo que se passou e findando com projeções, num olhar para o por vir! E Assim como em nossa vida pessoal, espiritual e profissional, também acontece com nossas paixões como é o futebol.

O Treze futebol clube, chegou ao fundo do poço devido as consecutivas más gestões do passado, nosso patrimônio foi delapidado, perdemos credibilidade no mercado e o pior de tudo, ficamos sem calendário de competições regional ou nacional a disputar.

Os desafios neste ano de 2023 foram inúmeros e começaram desde da própria formação da diretoria! Com o coração de torcedor ardente, o vice que chegou à presidência Arthur Bolinha arregaçou as mangas e começou a trabalhar, com sua habilidade política trouxe para perto de si, uma diretoria formada por profissionais apaixonados trezeanos e imbuídos do mesmo propósito do presidente: reestruturar o Galo da Borborema e resgatar a alto-estima da maior torcida de futebol do estado da Paraíba.

A maior expectativa do torcedor com a nova diretoria, que ficará até o centenário no ano de 2025, era em relação ao maior problema do clube: a questão administrativa! Arthur Bolinha, empresário de Campina Grande que tem alguns empreendimentos a nível Brasil, seria a esperança de gestão que o Treze precisava e usando de toda sua expertise, vêm fazendo um trabalho irretocável como administrador, por vezes, com muita paciência confrontando o torcedor que sugere contratações mirabolantes e irresponsabilidade fiscal.

No entanto, havia a necessidade de uma resposta dentro de campo, o alvinegro precisa emplacar campanhas exitosas, fazer boas temporadas em sequência para, atingir seus objetivos.

Sendo assim, o treinador William de Mattia foi contratado, vencedor por onde passou, o jovem professor viu no Treze Futebol Clube a oportunidade certa para alavancar de vez a sua promissora carreira e chegou, mostrou muito conhecimento de futebol e uma capacidade incrível de aglutinar o elenco. A torcida do Treze viu em campo neste ano de 2023 um time aguerrido e lutador como há muitos anos não se via honrando a nossa tradição.

Todavia, time este, formado com muitas dificuldades, seja pela escassez de competições com apenas o campeonato paraibano, ou seja, pela modesta folha salarial que ficou entre 5ª ou 6ª do estadual.

E assim como na parte administrativa, essa gestão mostrou também toda sua capacidade no futebol, colocando à disposição da comissão técnica um leque de jogadores formados 99% de estreantes no nosso mercado. Atletas que se alinharam ao perfil de humildade, simplicidade e trabalho que impera atualmente nas hostes alvinegras.

Se internamente tudo caminhava nos conformes, a já deficitária situação financeira que se arrasta no clube há anos, previa agravamento, com a ausência de renda no cumprimento das punições de 2022, por ser mandante no PV do jogo manchado pela atitude irresponsável de um torcedor do Nacional de Patos, time visitante.

Sempre acreditando na força da sua torcida, o Alvinegro optou por sediar jogos em João Pessoa com a presença do torcedor, que viu o Galo estrear com vitória de 2×0 contra o bom adversário que eliminaríamos na semifinal da competição, que, aliás, desde a primeira rodada o Galo sempre esteve no grupo dos quatro classificados, inclusive, assumindo a liderança por várias rodadas.

A eficiência da diretoria, do conselho deliberativo e do time em campo, era, de fato, o casamento perfeito que o torcedor precisava para mais uma vez fazer a diferença, proporcionando lindos espetáculos nas arquibancadas, como também, nas bilheterias com recordes de arrecadação do campeonato. Essa foi a receita do sucesso do Galo nesta temporada e enche de esperança os trezeanos e trezeanas pela continuidade do grupo com a mesma filosofia: humildade, austeridade e trabalho, muito trabalho.

Para o ano de 2024 o cenário é ainda mais desafiador, serão quatro competições a disputar e todas prometem ser as edições mais difíceis de suas histórias, a começar pelo campeonato paraibano, vivendo um investimento por parte dos clubes jamais visto na competição, de forma que além do “trio-de-ferro” pelo menos mais duas equipes de habilitam para o título.

O Treze, que só perceberá as cotas financeiras nas suas respectivas datas, sem antecipação, mais uma vez vê sua renda comprometida, tendo de iniciar a temporada novamente jogando em João Pessoa, por punição ainda de 2022, também por conta de torcedor, desta vez, como visitante contra o Sousa no Marizão, mesmo palco da glória do Galo neste ano, que foi campeão no sertão em 2023 e lutará pelo bicampeonato em 2024.

Por outro lado, a vitrine Copa do Brasil, requer sempre um planejamento a parte para o clube e causa uma mistura de sentimentos para o torcedor, que “se pega” na discussão entre um jogo-bilheteria ou adversário menos expressivo para aumentar as chances de avançar? De toda forma, a tradição do Treze nesta competição, que tem a cara do Galo, credencia o torcedor a sonhar!

A rentável copa do nordeste, passou a ser cobiçada por todos os grandes clubes da região, como o Treze, por considerar um possível atalho para uma competição internacional. Mas sem dúvidas, a “menina dos olhos” de todos os que fazem e torcem pelo Galo da Borborema é de conseguir atingir os objetivos na competição nacional do brasileirão da série d.

O elenco 2024 é formado por uma mescla com retornos de atuais campeões, alguns garotos da base, jogadores que se destacaram por outras equipes do estado e muitas caras novas. Os atletas já foram apresentados e seguem fazendo toda a preparação no PV, diferente da pré-temporada passada, em que o Treze precisou rodar nos campos da cidade.

Com o gramado excelente e algumas dependências renovadas, o estádio Presidente Vargas oferece totais condições para a preparação do elenco profissional, enquanto as categorias de base ocupam o ninho do galo, recente aquisição na alça-sudoeste da cidade, contendo três campos e alojamento para mais de 100 garotos, dando prova inequívoca da ascensão que vive o alvinegro.

Por fim, mesmo com todas as incertezas criadas pela defeituosa tabela da federação paraibana de futebol, como também, pelas deficitárias praças de esportes disponíveis na Paraíba, o Galo se mantém focado e já demonstrou que vêm forte, ao esbanjar qualidade individual no primeiro jogo-treino realizado, renovando as esperanças de todos que amam o Treze Futebol clube. Sendo assim, desejamos um Feliz 2024! Com muita fé, paz, gols, títulos e conquistas!

Texto: Erivaldo Moura e Glaubson Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE