Neste sábado (06/01), terá início a pré-copa do nordeste, última chance para os clubes que não estão na maior competição regional do país garantirem suas vagas, será jogo único de mata-mata com possibilidade de pênaltis para decidir. Os 16 clubes se enfrentarão e os 8 melhores disputarão nova rodada de mata-mata e assim, os 4 vencedores serão promovidos a fase de grupos.
O Treze Futebol Clube, atual campeão paraibano, é o único time do estado já garantido na competição oficial, que só terá início no dia 17 de janeiro e contará com dezesseis times, divididos em dois grupos. Cada time de um grupo enfrenta os oito do outro grupo em turno único. Os quatro melhores times de cada grupo avançam de fase e formam as quartas de final. Tanto as quartas quanto as semifinais são disputadas em jogo único. Somente a final será disputada em duelo de ida e volta.
Por outro lado, mais dois clubes paraibanos estão envolvidos. O Sousa, derrotado pelo Galo em pleno Marizão na final do ano passado, perdeu o título estadual e a vaga direta para esta competição, agora, terá que disputar a pré-copa, seu primeiro duelo será contra o ABC de Natal na esperança de se juntar a elite do nordeste. Já o Botafogo da Paraíba, ganhou da CBF a chance de disputar a “divisão de acesso” ao torneio oficial pelos critérios. O tricolor da capital terá a Jacuipense da Bahia como primeiro adversário no mata-mata.
Por fim, enquanto essas equipes buscam por um lugar ao sol, o Alvinegro paraibano fará neste dia, mais um jogo de preparação, desta vez, contra o Afogados da Ingazeira, atual campeã invicta da segunda divisão de pernambuco e que retornou para a primeirona neste ano de 2024. Antes, o Galo já havia empatado por 1×1 contra a Cobra Coral do Arruda e vencido por 2×0 a Focus Academy, forte equipe amadora da cidade de Campina Grande.
Da Redação.