Copa do Brasil, a competição nacional que tem a cara do Treze

Com a proposta social de interiorização nacional do futebol, a competição mais democrática do Brasil deu certo e o Treze desde o início foi parceiro na concretização desta missão! A Copa do Brasil teve início no ano de 1989 e já na primeira década o Galo da Borborema cravou seu nome na história, provando ser, de fato, uma oportunidade para os clubes com menores investimentos, enfrentarem os grandes e surpreenderem com resultados históricos.

No ano de 1999, o Treze surpreendeu a todos, mas não começou bem! Mesmo Paulinho Andrade e Zé Galego marcando para o alvinegro, não impediu o poderoso Santa Cruz-PE de vencer em Campina Grande pelo placar de 3×2 no jogo de ida da 1ª fase. No jogo da volta, em pleno estádio do Arruda, o Galo da Borborema deu o troco e venceu por 4×2 a Cobra Coral, com gols de Valério (2x), Batista e Zé Galego, eliminando o tricolor do Recife e se tornando o primeiro clube da Paraíba a avançar de fase na competição nacional.

Treze 2×2 Corinthians, no Amigão pela Copa do Brasil 1999 (imagem da internet)

Sendo assim, na segunda fase, o Treze empatou no estádio o Amigão por 2×2 com o Corinthians-SP, no jogo de ida, graças aos gols de Ânderson Lima e Wendell. Já no jogo da volta no Pacaembu, o Galo chegou a estar vencendo por 2×0 com dois gols de Ânderson aos 23 e 26 do 1º tempo, mas no 2º tempo, Vampeta aos 24 e Marcelinho Carioca aos 26 minutos empataram e conquistaram a vaga para as oitavas vencendo nos pênaltis por 4×2.

No entanto, o Treze se identificou com a copa e logo em 2001, voltou a fazer história com dois gols do atacante Cacaio, vencendo por 2×0 o Atlético Paranaense, que seria campeão brasileiro da série A naquele mesmo ano. No ano seguinte, 2002, a vítima foi o galático São Paulo de Rogério Ceni, Belletti, Gustavo Nery, do chileno Maldonado, Kaká, Sousa, Reinaldo e França, que sucumbiu perante um Amigão pulsante e um chutaço do atacante do Treze Capitão, dando números finais a partida: 1×0.

Neste breve resgate, não podemos deixar de citar a histórica campanha de 2005, sendo até hoje o maior feito de um time paraibano em nível nacional. O Treze Iniciou perdendo por 3×0 no Rio Grande do Sul, mas protagonizou uma das viradas mais emocionantes do futebol, vencendo a Ulbra por 5×0 no jogo da volta em Campina Grande com dois gols de Adelino, Beto, Maurício Cabedelo e Da Silva. Já na 2ª fase, o adversário era da primeira divisão do brasileirão, mas jogando no Amigão, o Galo venceu o São Caetano-SP por 2×1 com gols de Da Silva e Adelino de pênalti. No jogo da volta, bastou um empate por 1×1 com gol de Beto para eliminar o Azulão.

Centroavante Adelino na Copa do Brasil de 2005 (imagem da internet)

Nas oitavas de final de 2005, outro time da série A do brasileiro pela frente, desta vez o Coritiba e perdemos no Paraná por 2×1, mas o centroavante Adelino marcou e voltou a marcar no jogo da volta em Campina, eliminando o Coxa que demitiu o técnico Antônio Lopes. Por fim, nas quartas de final, o Fluminense venceu no Rio e perdeu na Paraíba pelo mesmo placar de 1×0, gol do camisa 10 Da Silva, levando a decisão para a cobrança de 17 pênaltis, sendo o Treze eliminado por 8×9.

Em 2007, o Galo voltou a avançar de fase e se reencontrar com o Corinthians, após eliminar o Vilavelhense-ES por 3×1 no Amigão com dois gols do zagueiro, capitão, Emerson e um contra. Poderíamos falar dos empates por 1×1, nos dois jogos contra o Botafogo-RJ em 2012 e nova decisão nos pênaltis, ou lembrar 2014, também empatando em 1×1 com o Vasco em São Januário pela 2ª fase, após eliminar a Tombense-MG na 1ª fase.

De fato, foram muitas façanhas ao longo da história e o Alvinegro poderá escrever mais um capítulo na Copa do Brasil neste ano de 2024, o Galo estreia na terceira competição da temporada duelando contra o Elefante, nesta quarta (21), no estádio Amigão. O time do ABC-RN por ser visitante joga com a vantagem do empate e ao Treze, só a vitória interessa para avançar de fase e receber R$ 945 mil reais da CBF. Portanto, a presença do torcedor trezeano será de fundamental importância!

Da redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE