O Treze tem um grande histórico de participação em todas as divisões do campeonato brasileiro, na primeirona, quebrou invencibilidade do São Paulo, venceu Palmeiras e o Santos de Pelé em plena Vila Belmiro. A CBF procrastina o reconhecimento do título de campeão brasileiro da série B de 1986.
Em 2020, o Galo da Borborema estava entre os 20 times da terceira divisão nacional pelo segundo ano seguido, já que havia disputado a final e subido da série D em 2018 como vice-campeão brasileiro. O Treze até começou bem, mas vivendo uma das piores fases administrativas da história do clube, terminou rebaixado para a série D de 2021.
Neste ano de 2024, o Alvinegro já faz uma campanha cheia de marcos históricos, como o aproveitamento da primeira fase, numero de jogos de invencibilidade, artilharia da competição, etc. O Galo liderou o grupo A3 de ponta a ponta, na frente do América de Natal e dos três clubes da forte federação cearense, que inclusive, avançou com dois, além, ainda de Potiguar, Santa Cruz de Natal e Sousa-PB.
Na segunda fase, já no formato de mata-mata, o Galo eliminou o Asa-AL, empatando em Arapiraca por 1 a 1 e goleando no Amigão por 3 a 0. Na terceira fase (oitavas de final), encarou o Altos do Piauí que havia sido rebaixado na temporada passada, o Galo venceu em Teresina e esteve vencendo no Amigão até os 40 minutos o segundo tempo, mas cochilou e tomou a virada, só avançando nos pênaltis.
Superado o susto, o Treze fará seu primeiro jogo decisivo no mata-mata do acesso, pela quarta fase (quartas de final) do brasileirão série D, contra o Itabaiana lá em Sergipe e por ter melhor campanha na competição, decidirá o acesso no Amigão em Campina Grande, no dia 1º de setembro, faltando seis dias para seu anniversário de 99 anos.
Da redação.