A quarta divisão do futebol nacional, é disputada numa fórmula que reconhecidamente, torna o caminho dos mais difíceis, para as equipes atingirem os dois objetivos: ascender de divisão no campeonato brasileiro e conquistar a taça de campeão nacional.
Perceba que, apenas a primeira fase com 14 confrontos entre jogos de ida e volta já é maior que muitos campeonatos estaduais, como, por exemplo, o paraibano. No entanto, ainda têm 3 duelos de mata-mata para o acesso e mais 2 adversários para o título.
Desta forma, o Treze fez uma brilhante 1ª fase liderando o grupo A3 do início ao fim e se classificando com três rodadas de antecedência, dando-lhe o direito de fazer jogos da volta em casa. No primeiro mata-mata, eliminou o Asa-AL goleando por 3 a 0 no Amigão, após ter empatado por 1 a 1 fora.
No segundo mata-mata, fase das oitavas de final, teve pela frente o Altos do Piauí, que havia caído da série C na temporada passada. No primeiro jogo, o Galo conseguiu vencer o calor, o péssimo campo de jogo, uma virose e o time do Altos por 1 a 0 na capital Teresina, com gol de Gui Campana.
Neste domingo, dia 18, teve o jogo da volta em Campina Grande, decidindo quem avançaria para a próxima fase e o Treze que poderia até empatar, perdeu de virada com dois gols após os 40 minutos do segundo tempo. O gol marcado por Wallace Pernambucano no início igualou os placares em 2 a 2, levando a decisão da vaga para os pênaltis.
Marcaram para o Treze: Coppetti, Yamada, Thiaguinho, Juninho e Marquinhos, o paredão Igor Rayan defendeu uma cobrança e o Galo avançou por 5 a 3 nos pênaltis, fazendo a alegria de mais de 12 mil torcedores presentes. O Treze enfrentará o Itabaiana de Sergipe no duelo do acesso, fazendo o segundo jogo novamente em casa.
Da redação.